Hoje não falta no mercado suplemento, vitamina e óleo essencial para todo e qualquer propósito.
O fato é que nenhum suplemento ou vitamina pode substituir uma nutrição adequada. Duvida?
Pois é o que estudos novinhos em folha (2019 a 2022) vêm demonstrando: quando a alimentação é inadequada a suplementação não funciona –https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35281
Indústrias de suplementos, vitaminas e óleos essenciais acabam se aproveitando da desinformação e do medo públicos para ofertar milhares de produtos que, na prática, não servem para nada.
Estudo realizado na Bahia, em 2019, demonstrou que a suplementação de vitaminas não apresentou resultado em pessoas com deficiência nutricional. http://131.0.244.66:8082/jspui/handle/123456789/2414
E outro estudo apresenta os efeitos potencialmente negativos da suplementação inadequada e superdosagens de vitamina C. http://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/463
Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.
A icônica frase de Hipócrates, ditada há mais de 2400 anos, nunca esteve tão atual. Cada vez mais a ciência comprova a relação estreita entre o hábito alimentar e a diminuição do risco de doenças crônicas além da sua importância no tratamento de todas as enfermidades.
Para terminar, fique de olho:
1 – Cuidado com vendedores! Eles não são prescritores.
Definitivamente perguntar para um vendedor o que você deve tomar é negligenciar demais a sua saúde. Antes de todas as pessoas você é responsável pela sua saúde.
2 – Cuidado com o “boca a boca”!
O fato de um suplemento, óleo ou vitamina ter funcionado para o seu amigo não significa que vai funcionar para você também. Individualidade é fundamental quando o assunto é a sua saúde.
3 – Cuidado com propaganda!
Colágeno, whey e uma infinidade de produtos vendidos com preços muito diferentes são produzidos pelas mesmas empresas. É só o rótulo (e o preço) que mudam.
4 – Quem indicou?
Preparadores físicos, ex-atletas, blogueiras e esteticistas geralmente não estão aptos a prescrever suplementos, vitaminas ou óleos.
POR LEI, só o nutricionista pode prescrever suplementos alimentares. Somente aromaterapeutas certificados podem prescrever óleos. Cuidado com as indicações vindas de outros profissionais.
5 – Alimentação balanceada é “TUDO”!
É impossível prescrever um suplemento qualquer com segurança sem conhecer o hábito alimentar do indivíduo. Capice?
Gostou? Seja responsável e divulgue esta informação por aí! Notícia boa é notícia compartilhada!