VOCÊ SABIA QUE DORMIR BEM EMAGRECE?

Dormir bem emagrece sim, senhor!

Você sabia que e QUANTIDADE e QUALIDADE de horas dormidas tem uma estreita relação com o desempenho metabólico de quem está tentando perder peso?

Pois é: dormir pouco ou mal ATRAPALHA O GERENCIAMENTO DO SEU PESO.

MENOS DE SETE HORAS DE DESCANSO POR NOITE TENDEM A AUMENTAR O APETITE DAS PESSOAS, ATRAPALHANDO O PROCESSO METABÓLICO DE EMAGRECIMENTO OU MANUTENÇÃO DO PESO.

 

A razão disso é que uma noite de sono interrompido afeta hormônios relacionados à fome.

 

E quando a gente pensa que não pode ser pior… sim, pode! Além do sono ruim afetar os hormônios, quando somos expostos à comida em um estado de privação do sono, ativamos o “sistema recompensa”, e tendemos a escolher alimentos ricos em açúcar e gordura.

 

Dormir bem aumenta a disposição, a capacidade de concentração, estimula a memória e o bom humor – e esses são apenas os benefícios imediatos.

Em longo prazo, o sono de qualidade ajuda a PREVINIR DOENÇAS CARDIOVASCULARES, DIABETES, OBESIDADE E ATÉ CÂNCER.

 

Durante o sono, nosso organismo realiza diversos processos importantes, que participam e influenciam a síntese de hormônios, funções neurológicas e emocionais. U-HU!

 

O sono reparador também FACILITA A APRENDIZAGEM de novos conceitos, EVITA IRRITABILIDAE e alguns tipos de DORES DE CABEÇA.

 

Algumas pessoas, mesmo dormindo oito horas ou mais, se queixam de acordar cansadas e indispostas. Isso pode acontecer por dois motivos:

1 – Existem indivíduos que precisam de mais de oito horas para ter um sono reparador.

2 – Bruxismo e apneia obstrutiva, entre outras doenças, atrapalham o sono.

 

O tempo ideal depende da idade e do ritmo biológico de cada indivíduo. Entretanto, menos de cinco horas de sono profundo e tranquilo tem sido observado como prejudicial independentemente de outros fatores.

 

Veja aqui 10 alimentos que você pode tentar incluir no lanche da tarde e jantar e que podem ter um impacto positivo no seu sono:

  1. Couve: Por ser fonte de magnésio, cálcio e vitamina B, a couve é essencial no sono e no relaxamento muscular. PODE SER COMIDA EM TODAS AS REFEIÇÕES, INCLUSIVE NA FORMA DE SUCO. Prefira o suco no lanche da tarde e a couve em sopas ou refogados mais à noitinha.
  2. Alface: também ajuda na melhora do sono. A hortaliça possui uma substância chamada lactucina que tem efeitos calmantes. DISPENSARIA COMENTÁRIO, MAS PODE IR NO SUCO TAMBÉM.
  3. Linhaça: Além de ajudar no processo de emagrecimento, a linhaça melhora o sono, o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão. Rica em ômega 3, ela ainda ajuda na regulação dos neurotransmissores, pois atua no intestino. Ela pode ser batida no suco ou consumida na forma de farinha em pães, sopas ou misturada ao tempero de legumes no vapor.
  4. Semente de gergelim: Além de ser rica em cálcio, que ajuda na saúde dos ossos, a semente de gergelim ainda é fonte de vitamina B6, fundamental para conversão do triptofano em serotonina. Isso quer dizer que o consumo habitual de gegelim melhora o humor e reduz depressão e estados de ansiedade. NA FORMA DE FARINHA, JUNTO COM AS REFEIÇÕES.
  5. Arroz integral: O arroz integral, fonte de carboidrato de boa qualidade, também é super importante para regulação de serotonina e melatonina. SEM EXAGERAR NA QUANTIDADE, PODE SER COMIDO NO JANTAR ATÉ POR VOLTA DAS 19.00.
  6. Amêndoa: Além de ter um papel importante na qualidade do sono, a amêndoa é ótima para a saúde do coração, já que é fonte de gorduras boas como o ômega 3. Sugestão de LANCHE OU CEIA.
  7. Maracujá: Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, o maracujá tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir. TOME NA FORMA DE SHOT COM LIMÃO E CANELA, POR EXEMPLO.
  8. Banana: Além de ser fonte de vitaminas como o complexo B, B6 e magnésio, a banana ainda é rica em triptofano, que regula os níveis de serotonina no cérebro, favorecendo assim o sono. EXCELENTE OPÇÃO DE LANCHE DA TARDE E TAMBÉM PRÉ-TREINO PARA QUEM MALHA DEPOIS DO TRABALHO.
  9. Aveia: Por ser fonte de triptofano, a aveia ajuda a manter um sono contínuo. COM A BANANA!
  10. Salmão: Além de ser rico em ômega 3, o salmão também é fonte de vitamina B12, essencial na conversão do triptofano em serotonina. INFELIZMENTE, TENHO DE DIZER, É PRECISO CUIDAR DA PROCEDÊNCIA…

Lembrando que não é necessário comer quantidades industriais desses alimentos. Uma pequena quantidade já é suficiente desde que sejam frequentes na nossa alimentação. Falei?

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×