ESTRESSE E OBESIDADE: DICAS PRÁTICAS PARA O DIA A DIA (1)

Indivíduos com maior exposição ao estresse crônico apresentam maior risco de obesidade e maior dificuldade em emagrecer.

Vejo diariamente que pessoas mais estressadas possuem maior tendência à compulsão alimentar e, consequentemente, apresentam sobrepeso com um excesso de gordura abdominal.

O problema não é o estresse agudo, pontual, e sim o crônico e persistente.

O aumento dos níveis do hormônio do estresse (cortisol) a longo prazo, está fortemente relacionado à obesidade abdominal e a transtornos mentais.

O estresse nos faz comer mais e pior. Ele estimula a fome hedônica (emocional), fazendo com que optemos  doces, massas, salgadinhos e refrigerantes ao invés de frutas, legumes e saladas. O que desequilibra ainda mais os mecanismos de fome e saciedade, levando a inúmeros problemas de saúde.

E como podemos modular esse estresse crônico?

1 – Praticar o mindful eating (comer com atenção plena). Sente-se à mesa sem distrações como celulares ou TV ligada.

2 – Incluir uma boa quantidade de folhas e legumes no almoço e jantar. Esses alimentos fornecem vitaminas e minerais que são co-fatores na produção de serotonina, neurotransmissor relacionado à redução da ansiedade e do estresse. Adicionalmente, favorecem a saciedade e modulam a nossa microbiota intestinal (as bactérias do intestino), regulando também o eixo intestino-cérebro, otimizando nosso humor.

3 – Fazer atividade física, o que promove a liberação de endorfinas, facilitando o bem-estar, o bom humor e a diminuição do estresse.

4 – Cuidar da qualidade do sono. Invista em dormir bem, evitando ficar à frente de telas de celular, TV ou computador pelo menos uma hora antes de dormir. Evite café após as 14:00. Procure jantar o mais cedo possível. Quem dorme mal é mais estressado e tem níveis maiores do hormônio da fome (grelina) e níveis menores do hormônio da saciedade (leptina).

NO PRÓXIMO POST VAMOS TRAZER SUGESTÕES DE ALIMENTOS E SUPLEMENTOS!

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×