IMUNIDADE: QUEM ADOECE PRIMEIRO É A CABEÇA

Se em tempos de Corona Vírus você anda se ocupando da sua imunidade, primeiro e acima de tudo tenha em mente que:

1 – A imunidade está intrinsicamente ligada ao nosso humor, tristeza e pessimismo.

2 – Pessoas genuinamente alegres ficam menos doentes.

3 – Pessoas que conseguem praticar a gratidão ficam menos doentes.

 

Por isso, eu convidaria você a fazer uma faxina emocional no seu entorno:

 

1 – Você precisa realmente saber quantas pessoas estão morrendo diariamente?

2 – Ser uma pessoa bem informada é diferente de passar horas vendo e revendo a mesma notícia em diferentes canais de comunicação.

3 – Reserve um momento do seu dia para fazer qualquer coisa que lhe traga paz, saúde e alegria (os três ao mesmo tempo!).

O que estou querendo dizer

e eu acredito nisso com todas as forças da minha alma,

é que a gente fica doente primeiro da cabeça, depois do coração e depois do corpo.

Sim, eu vou relacionar sugestões de alimentos que podem melhorar a sua imunidade. Anota aí:

1 – Aproveite que está esfriando e aposte em caldos, sopas ricas em legumes e sucos naturais, especialmente os sucos “verdes” (espinafre, couve, hortelã e outras folhas). Se não gosta de sopa, cozinhe folhas verdes no vapor e depois tempere no prato.

 

2 – Os temperos naturais são excelentes fontes de compostos bioativos e antioxidantes, altamente indicados para melhora da imunidade. Eles tornam os alimentos muito mais saborosos, perfumados e bonitos, e constituem uma estratégia indispensável para quem não é lá muito natureba.

 

3 – Todos os alimentos de origem animal, exceto ovos, devem ser apreciados com moderação, já que as proteínas são acidificantes e melhorar imunidade passa por “tornar o organismo” o mais alcalino possível.

 

4 – No lugar do pão e produtos alimentícios oriundos de grãos, convém consumir mais tubérculos (mandioca, cará, inhame, batata-doce) e raízes (cenoura, beterraba, bardana). Simplesmente porque são fonte de energia mais saudável.

 

5 – Leite e seus derivados devem – pelo menos parcialmente – ser substituídos pelos leites de castanhas, de origem vegetal, como coco, por exemplo. Não que o leite da vaquinha esteja proibido. Mas ele aumenta muito a insulina e picos de insulina não melhoram a imunidade.

 

6 – O consumo de probióticos e fibras, além de glutamina, é geralmente indicado. Mas suas aplicações devem ser avaliadas individualmente pela nutricionista. Estes alimentos geralmente melhoram muito tanto a constipação como a diarreia e podem fazer maravilhas pela imunidade. Mas é necessário orientar-se para consumir direitinho.

Ainda tem dúvidas? Escreva pra mim!

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×