MAIO ROXO: O MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS

Alimentação saudável é o primeiro passo para a saúde do sistema gastrointestinal

19 de MAIO é Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. A campanha de conscientização Maio Roxo, encabeçada pelas Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), e Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB), visa conscientizar e alertar a sociedade para importância de diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças.

 

Segundo dados da SBCP, as doenças inflamatórias intestinais (DII) atingem mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e a incidência média fica em torno de 7 para cada 100 mil habitantes, constatando progressivo aumento na ocorrência de novos casos. 

 

As DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO são divididas em dois subtipos: colite ulcerativa e Doença de Crohn.

 

A causa é multifatorial e engloba fatores genéticos e ambientais, como o estilo de vida ocidentalizado, incluindo padrão alimentar caracterizado pelo alto consumo de proteínas e gorduras saturadas e baixa ingestão de vegetais, frutas e fibras que favorecem o ambiente pró-inflamatório.

EIXO CÉREBRO-INTESTINO

A regra é clara: quem nunca sentiu dor de barriga em momentos de ansiedade ou estresse?

 

Não é coincidência, visto que o cérebro e o sistema digestivo estão estritamente interligados.

No intestino, estão presentes bactérias que compõem a “microbiota intestinal”. Os tipos e as quantidades desses microrganismos são influenciados pelo padrão alimentar, visto que os produtos da digestão interagem com essas bactérias, fazendo com que produzam substâncias que interferem em vias sistêmicas do corpo, inclusive as relacionadas às funções cerebrais, como é o caso do triptofano.

 

O triptofano, por sua vez, é o aminoácido precursor da serotonina, ou seja, é necessário para que tenha a formação e a liberação desse hormônio, o qual está relacionado com o bem-estar.

Por isso, as emoções influenciam na sensação geral de prazer, bem como a alimentação impacta a saúde cerebral. 

NO PRÓXIMO ARTIGO VAMOS SUGERIR ALIMENTOS PARA APOIAR ESSAS QUESTÕES!

MAS VOCÊ JÁ SABE QUE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES ESTARÃO NESSA LISTA. CERTO?

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×