MAMÃO! PORQUE NÃO?

8 MOTIVOS PARA COLOCAR O MAMÃO NA SUA DIETA:

1- Além de delicioso o mamão é carregado com nutrientes (Vitamina C – 157% do IDR, Vitamina A – 33% do IDR, Folato (vitamina B9) – 14% do IDR e Potássio – 11% do IDR, além de cálcio, magnésio e vitaminas B1, B3, B5, E e K em um mamãozinho papaya. O mamão também contém antioxidantes saudáveis, conhecidos como carotenóides – particularmente o tipo licopeno.).

2- Possui poderosos efeitos antioxidantes, que podem reduzir o estresse oxidativo e diminuir o risco de várias doenças.

3- Possui propriedades anticâncer. Muitas pesquisas sugerem que os antioxidantes do mamão podem reduzir o risco de câncer e talvez até retardar sua progressão.

4- Pode melhorar a saúde do coração devido ao alto teor de vitamina C e licopeno.

5- Pode combater a inflamação que está na raiz de muitas doenças. O mamão é muito rico em carotenóides que ajudam a reduzir a inflamação.

6- Pode melhorar a digestão por conta da papaína – enzima digestiva de proteínas. Foi demonstrado em pesquisas de “responsa” que o mamão melhora a constipação e outros sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.

7- Protege contra danos à pele dos danos causados pelo sol e se defender contra as rugas em virtude do volume de antioxidantes que possui.

8- Mamão é delicioso e versátil, pode ser consumido na forma doce ou salgado, em sucos, saladas, molhos, com outras frutas, etc.

Olha aqui uma sugestão: MAMÃO PICADO COM CANELA, CARDAMOMO E NOZ-MOSCADA + UMA COLHER DE DE ÓLEO DE COCO. A receita é simples: eu apenas piquei o mamão e acrescentei as especiarias. Como estava com uma fome danada, juntei uma colher de sopa de óleo de coco.
O óleo de coco melhora a saciedade (sensação de barriguinha cheia!) e aumenta a biodisponibilidade da maior parte dos nutrientes do mamão, especialmente do licopeno (super antioxidante).

 

OUTRAS RECEITAS RÁPIDAS COM MAMÃO:

1 – Café da manhã: corte ao meio e encha cada metade com iogurte grego, kefir ou iogurte vegano de castanhas. Cubra com ½ colher de sopa de mirtilos (ou outra frutinha vermelha) e nozes picadas (ou amêndoas, ou sementes de girassol, ou uma colher de sopa de azeite de coco) ou coco ralado.

2 – Aperitivo: Corte em tiras e enrole uma fatia de presunto cru.

3 – Salsa: Pique o mamão, o tomate, a cebola e o coentro, adicione o suco de limão e sal a gosto. Misture bem.

4 – Molho de salada ou Dip: bata no processador 1 papaya ou ½ formosa com cebola, coentro, suco de limão. Junte sal e pimenta do reino a gosto.

5 – Batido: Misture a fruta em cubos com o leite de coco e o gelo no liquidificador, depois misture até ficar homogêneo.

6- Salada: Pique o mamão e o abacate em cubos, adicione o frango cozido em cubos (feijão branco ou preto cozido para versão vegana). Tempere com sal, pimenta do reino, azeite e vinagre a gosto.

Quer causar?

Junte cominho!
Sobremesa: Combine a fruta picada com 2 colheres de sopa de sementes de chia , 1 xícara (chá) de leite de amêndoa e 1/4 de colher de chá de baunilha. Misture bem e leve à geladeira antes de comer. Enfeite com folhinhas de hortelã.

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×