METABOLISMO LENTO OU HÁBITOS RUINS?

O que significa ter metabolismo lento?

Normalmente, pessoas com um metabolismo lento têm dificuldade para digerir o alimento. Isto faz com que o corpo leve mais tempo para receber os nutrientes e demore mais para transformar  as calorias ingeridas em energia. Sim, isto pode resultar no acúmulo de gorduras.

Como reconhecer o metabolismo lento?

Podemos considerar sinais de que o corpo está com um metabolismo mais lento que o indicado quando:

  1. Ganha peso com facilidade

  2. Há dificuldade para perder peso

  3. Ganha peso, mesmo reduzindo a alimentação

  4. Acumula gordura em novas áreas

  5. Forma celulite em novas áreas

  6. Tem calcanhares rachados e queda de cabelo

Algumas vezes o metabolismo lento pode aparecer associado a algumas doenças ou simplesmente à idade. Desordens hormonais de causas diversas podem resultar em metabolismo lento. Porém em mais de 90% dos casos, as pessoas com metabolismo lento têm em comum alguns hábitos que podem fazer com que o nosso metabolismo desacelere. São eles:

1 – Dormir pouco

Uma noite de sono mal dormida não prejudica apenas a qualidade do seu sono. Quando dormimos pouco ou dormimos mal, interferimos diretamente na performance do metabolismo e no equilíbrio hormonal.

Já falamos como conquistar uma boa noite de sono aqui no blog “… dormir bem emagrece”

 

2 – Beber pouca água

A água é essencial para a nossa vida e para diversos processos químicos que acontecem no nosso corpo. Logo, é natural que a baixa ingestão contribua para um metabolismo preguiçoso.

 

O consumo adequado de água ajuda na redução da ingestão calórica. Isso acontece porque é muito comum que o nosso cérebro confunda fome com sede e a gente acabe comendo pensando que é fome quando estamos apenas com sede.

 

3 – Ficar muito tempo sentado

Quando passamos muito tempo sentados, nosso corpo entra no “modo de conservação de energia”.

 

Esse hábito pode não só afetar o metabolismo, como pode interferir diretamente na capacidade do corpo de regular o açúcar no sangue e a pressão sanguínea.

 

4 – Falta de rotina

Nosso corpo precisa de rotina! Dormir, acordar e fazer refeições sempre nos mesmos horários é fundamental para a nossa saúde. E a falta de rotina acaba estressando o nosso corpo e pode prejudicar o metabolismo.

 

O que fazer para acelerar o metabolismo?

Se você suspeita que o seu metabolismo pode estar mais lento que o normal, marque uma consulta com um nutricionista. Uma avaliação cuidadosa vai lhe ajudar a entender o que está acontecendo com o seu organismo e juntos vocês poderão traçar uma estratégia para a correção do problema.

 

Além disso, você pode incluir algumas mudanças de hábito que vão te ajudar a acelerar o seu metabolismo. Dentre elas podemos citar:

1 – Aposte em comida de verdade

Diversifique os seus alimentos, fazendo o possível para ingerir carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, sais minerais e gorduras boas sempre de fontes naturais porque o seu organismo precisa de nutrientes e eles estão nas plantinhas.

 

2 – Dê atenção às proteínas

(ovos, peixes, brotos germinados) que demandam maior energia para serem digeridas e as gorduras boas (ovos, castanhas, abacate) que auxiliam na quebra das próprias gorduras armazenadas no organismo.

 

3 – Capriche na ingestão de fibras

As fibras exigem um esforço maior do nosso organismo para serem digeridas. Isso ajuda a retardar a liberação de glicose no organismo e prolonga a sensação de saciedade.

 

4 – Pratique atividade física regularmente

A prática regular de exercícios físicos é fundamental para aumentar a taxa metabólica. Além disso, músculos são grandes queimadores de energia, mesmo em repouso. O que faz com que praticar atividades como musculação seja um ótimo jeito de manter o metabolismo acelerado mesmo horas após o término do exercício.

 

Concluo alertando para o seguinte: nosso metabolismo é quase tão particular quanto nossas digitais. Metabolismo lento ou acelerado pode ser apenas o seu tipo, desde que você esteja saudável. Ele não deve, porém, virar desculpa para você não se cuidar.

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×