O QUE SÃO TEMPEROS NATURAIS?

O QUE SÃO TEMEPROS NATURAIS?

“A mente cozinha. A alma tempera.”

Esta preciosa afirmação de Mia Couto sempre me vem à cabeça quando penso em temperos. Quis colocá-la aqui para nossa reflexão.

Isto posto, vamos direto ao nosso assunto:

Você sabe o que são temperos naturais e conhece os benefícios que eles podem trazer à sua saúde?

Além de sabor, cor e perfume, os temperos naturais são fonte de saúde. Isto se deve ao fato de serem ricos em substâncias antioxidantes que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, na melhora da circulação sanguínea, entre uma infinidade de outros benefícios.

Isso se deve ao fato de os temperos naturais serem, por excelência, ricos em compostos bioativos.

Você sabe o que são compostos bioativos?

Há bastante divergências por aí a fora sobre este conceito. No que a maioria concorda?

1 – Eles não são indispensáveis para a manutenção da vida.

2 – Não são sintetizados pelo organismo humano.

3 – Apresentam ação protetora para a saúde quando significativamente presentes na dieta. Em outras palavras, quando estão presentes de forma realmente habitual.

4 – Exercem ações incríveis do ponto de vista biológico. Exemplo: atividade antioxidante, modulação de enzimas de detoxificação, estimulação do sistema imune, modulação do metabolismo hormonal, redução da pressão sanguínea e atividade antibacteriana e antiviral, entre outras.

Você com certeza já ouviu falar neles… flavonóides, carotenóides, fitoesteróis, polifenóis, antocianinas e prebióticos são alguns exemplos de compostos bioativos.

Agora, voltando ao nosso assunto, separei aqui algumas dessas plantinhas mágicas para você começar a pensar nelas e na sua alimentação com mais carinho:

 

Açafrão – Digestivo, anti-inflamatório e laxante suave. É o tempero mais estudado em sua ação protetora contra o câncer.

 

Alecrim – É estimulante, ativador da circulação sanguínea, antidepressivo e anticéptico.

 

Alho – Melhora a circulação sanguínea, purifica o sangue e previne alguns tipos de câncer, principalmente o de estômago. Auxilia no sistema imunológico e possui atividade antibacteriana, antiviral e antifúngica. Descobri ontem em um artigo científico que o alho também ajuda eliminar metais tóxicos do nosso organismo!

https://link.springer.com/article/10.1007/s11356-019-05104-2

 

Canela – Anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana. Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.

 

Cebola – É antioxidante, digestiva, antimicrobiana e estimulante cardiovascular e prebiótica.

 

Cebolinha verde – É estimulante do apetite e auxilia a digestão. Combate gripes e doenças respiratórias.

 

Coentro – Possui propriedades antioxidantes, digestivo, e auxilia no tratamento da ansiedade.

 

Cominho – As sementes estimulam a secreção de enzimas pancreáticas, substâncias necessárias para uma boa digestão e assimilação dos nutrientes.  É diurético e auxilia no tratamento de flatulência (gases).

 

Erva doce – É digestiva e indicada em casos de flatulência, cólica e gases. Atuando também no sistema respiratório ao suavizar tosses e catarros.

 

Gengibre – Trata enjoos, combate infecções e doenças cardiovasculares e auxilia no emagrecimento.

 

Hortelã – Auxilia na produção de enzimas digestivas e nas infecções do trato respiratório, além de ter ação analgésica.

 

Louro – Digestivo, expectorante, melhora problemas no fígado e estômago. Quando adicionada ao feijão, ajuda a reduzir a formação de gases.

 

Manjericão – Por ser rico em ferro, cálcio, potássio, magnésio, ajuda a melhorar a saúde do sistema cardiovascular, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas. É digestivo, anticéptico, anti-inflamatório, ajuda no combate de infecções do trato respiratório.

 

Orégano – É antibacteriano, antibiótico, analgésico, antifúngico e sedativo. Auxilia no tratamento de gripes e resfriados e no tratamento e controle de micoses e problemas fúngicos.

 

Pimenta – São digestivas, pois aumentam a produção de suco gástrico. Além disso, têm propriedades anti-inflamatórias e aceleram o metabolismo, o que auxilia no processo de emagrecimento.

 

Salsinha – É digestiva, diurética e melhora o funcionamento do fígado e do baço.

 

Tomilho – Digestivo, anticéptico, cicatrizante e vermífugo.

 

Por último, gostaria de reforçar: não é o consumo de quantidades industriais de temperos naturais que vai melhorar a sua saúde e sim o consumo respeitoso (quantidades moderadas) e habitual deles.

Por consumo respeitoso entenda-se: uma pequena quantidade de plantas já é capaz de fazer grandes coisas pela nossa saúde e o planeta agradece.

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×