TCM: A “GASOLINA” DO CÉREBRO

O ingrediente está cada vez mais presente no mercado de suplementos cognitivos, entenda o por quê

O TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média) é uma espécie de combustível natural para o cérebro encontrado principalmente no óleo de coco. O ingrediente está cada vez mais presente no mercado de suplementos por ser fonte de energia de rápida absorção e assimilação pelo organismo podendo aumentar o rendimento mental e físico. 

 

Pesquisas indicam que ele também é capaz de evitar o progresso de doenças degenerativas, como o Alzheimer.  Inclusive, um estudo recente publicado no Clinical Nutrition Journal sugere que o TCM tem um efeito positivo na capacidade cognitiva de pacientes com Alzheimer, no grau leve a moderado.

 

Apesar de serem necessários mais dados  para a comprovação efetiva, parece que a ação positiva está relacionada à produção de corpos cetônicos – substâncias geradas pela metabolização do TCM e que servem de energia para o cérebro, por uma via diferente da glicose.

 

Em outras palavras, o TCM é sim um alimento para lá de interessante, mas se associado a uma dieta compatível com seu melhor aproveitamento e hábitos de vida saudáveis.

 

Além de melhor aproveitado dentro de uma dieta lowcarb* ou uma intervenção cetogênica** , o uso de TCM deve estar associado a atividade física regular e boa saúde do intestino, por conta da síntese de neurotransmissores que também estão envolvidos no aproveitamento dos corpos cetônicos.

Para saber mais, converse com seu nutricionista.

* em torno de 30% do valor energético total (VET) de carboidratos

** até 5% a 10% do VET de carboidrato

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×