“SAIU NA VEJA…” AI, QUE PREGUIÇA!

Sim, a VEJA, uma das maiores revistas do país…

Mais uma notícia sensacionalista, cheia de meias verdades… Uma pena que um veículo com tamanha popularidade publique uma matéria tão parcial e que é na verdade um grande des-serviço à comunidade.

https://veja.abril.com.br/saude/dieta-low-carb/

Então vamos lá: começando do começo…

1 – “Dieta ‘low-carb’ acelera o envelhecimento, revela estudo” –

pergunto: de qual “low-carb” estamos falando? Qualquer dieta que tenha menos de 60% do valor energético total (VET) de carboidrato já é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma “low-carb”. Em outras palavras, se você fizer uma dieta com 40% a 50% do seu VET de carboidratos já estará praticando “low carb”. Olha 40% a 50% de carbo na dieta é uma medida bastante razoável!

2 – “… o estudo revelou que as proteínas, seja de origem animal, seja de origem vegetal — que tendem a substituir o carboidrato —, podem ser perigosas quando consumidas em excesso.”

Rá -rá -rá rá rá: grande novidade! Qualquer profissional minimamente qualificado (seja médico ou nutricionista – ainda que médicos sejam proibidos por lei de prescrever dietas) está careca de saber que uma boa “low-carb” se baseia em frutas, legumes e verduras de baixa carga glicêmica e insulinêmica, em gorduras boas e não no excesso de proteínas.

A quantidade ideal de proteína diária varia de pessoa para pessoa de acordo com o volume de atividade física e estado metabólico, de 1,0g a 1,3g por quilo de peso corporal por dia, podendo chegar 1,6 g por quilo de peso por dia em atletas, dependendo do esporte e volume de treinos. O restante é saladinha verde mesmo! E um bom nutricionista sabe bem disso!

3 – “Quem segue ou já seguiu a low-carb sabe muito bem que o sucesso é passageiro”.

A redação da revista, aparentemente, não se deu ao trabalho de consultar nutricionistas que trabalham com “low-carb” nem (muito menos) os pacientes destes profissionais. Ora, vamos combinar!, não é à toa que médicos são proibidos de preparar dietas alimentares. Sejam cardiologistas, nutrólogos ou sabe-se lá mais o quê, eles não estudam para isso (atribuição exclusiva do profissional nutricionista!). É por isso que Dr Atikins e Dr Dukan recolhem os resultados expostos na matéria. Ingénuo é quem acreditou neles.

E, por fim, o maior absurdo de todos:

4 – “O consumo regular de carboidratos e, portanto, de fibras diminui o risco de morte por doenças cardíacas (menos 32%), acidentes vasculares (menos 22%) e câncer de intestino (menos 16%).”

OI? Tá! E quem não sabe disso? Mas então estamos falando dos carboidratos provenientes de frutas, legumes e verduras! Percebe que a matéria mais confunde que esclarece?!

5 – “Pense duas vezes antes de eliminar o pãozinho do café da manhã.”

Senhor, piedade! Quem disse que pão de farinha branca é rico em fibras?

Ainda tem alguma dúvida? Escreve pra mim!

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

A MELHOR DIETA DO MUNDO

SABE QUAL É A MELHOR DIETA DO MUNDO? . Aquela na qual você se apaixona pelo PROCESSO. Dieta lowcarb, dieta sem grãos, sem glúten, sem lactose, com muita fibra, com pouca fibra, com orgânicos, detox, paleo, cetogênica, ufa! Não importa qual seja...

×